Rainha e Mensageira da Paz

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

07 de Outubro
Solenidade de
Nossa Senhora do Rosário

A Festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo papa Pio V, em 1571, quando se celebrava o aniversário da batalha naval de Lepanto.
Segundo Consta, os Cristãos saíram vitoriosos porque invocaram o auxílio da Santa Mãe de Deus, rezando o Rosário.
A origem do Terço do Rosário é muito antiga: Remonta aos anacoretas orientais, que usavam pedrinhas para contar as suas orações vocais.
O venerável Beda sugerira aos Irmãos leigos, pouco familiarizados com o Saltério latino, que se utilizassem grãos de sementes, enfiados num barbante, na recitação do Pai-Nosso e Ave-Maris.
Segundo a crônica, em 1328, Nossa Senhora apareceu a São Domingos de Gusmão, recomendando-lhe a recitação do Rosário para a Salvação do mundo.
Rosário significa coroa de rosas, oferecidas a Nossa Senhora.
Os principais promotores e divulgadores da devoção do Rosário, no mundo inteiro, foram os Dominicanos.
Somos hoje, portanto, convidados a meditar sobre os Mistérios de Cristo Jesus,associando-nos, como Maria Santíssima, à Encarnação, Paixão e Gloriosa Ressurreição do Filho de Deus.
Diz-nos o papa João Paulo II, na sua carta Apostólica "Rosarium Virginis Mariae":
O Rosário, de facto, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica.
Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem  evangélica, da qual é quase um compêndio.
Nele, ecoa a oração de Maria, O seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora, iniciada no seu ventre virginal.
Com ele, o Povo cristão frequenta a Escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do Rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu Amor.
Mediante o Rosário, o crente alcança graças em abundância, como se as recebesse das próprias mãos da mãe do Redentor.


A ordem Dominicana é um Instituto Religioso, fundado há oito séculos, que hoje conta com mais de seis mil membros, presentes em 101 nações do mundo inteiro. O nome mais próprio dos Dominicanos é: " Ordem dos Frades pregadores".
Foi o nome que o papa Honório III deu a Domingos de Gusmão e seus companheiros. Neste nome o papa expressou, de forma bem clara, o que desde o começo se propuseram a fazer os discípulos de São Domingos: Viver e pregar o Evangelho.



Ave Maria, cheia de Graça,
O Senhor é convosco;
Bendita sois vós entre as mulheres,
e bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus.


Santa Maria, Mãe de Deus e nossa,
rogai por nós pecadores;
Agora e na hora da nossa morte.
Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário