"
Desejo que, vocês todos, leiam o capítulo nº 7 do 2º Tomo da Mística Cidade de
Deus e ali vocês aprendam AS MINHAS VIRTUDES E IMITEM O MEU MODO DE SANTIDADE
PARA AGRADAR A DEUS".
Maria
Santíssima nas Aparições de Jacareí
10.6.2017
A
ENCARNAÇÃO, A MAIOR DE TODAS AS OBRAS DIVINAS
70.
Grandes são as obras do Altíssimo (SI 110, 2), porque todas foram e são feitas
com plenitude de ciência e bondade, justiça e medida (Sab 11, 21). Nenhuma é
incompleta, inútil, defeituosa, supérflua e vã: todas são primorosas e
magníficas como o Senhor que, segundo a medida de sua vontade, as quis fazer e
conservar do modo mais conveniente, para nelas ser conhecido e glorificado.
Fora do mistério da Encarnação, porém, todas as obras de Deus ad extra, ainda
que sejam grandes, estupendas e mais admiráveis que compreensíveis, não passam
de pequenina centelha (Ecli 42,23) projetada do imenso abismo da divindade.
Somente o inefável sacramento de Deus fazer-se homem passível e mortal, pode
ser chamado obra-prima do infinito poder e sabedoria, aquela que excede, sem
comparação, às suas demais obras e maravilhas. Neste mistério, não foi
comunicada aos homens apenas uma faísca da divindade, mas todo aquele vulcão de
imenso incêndio, que se uniu com indissolúvel e eterna aliança, à nossa
natureza humana e terrena.
A
GRANDEZA DE MARIA FOI PROPORCIONADA À DIGNIDADE DE MÃE DE DEUS
71.
Se esta sagrada maravilha do Rei deve ser medida por sua mesma grandeza era
conseqüente que a mulher, em cujo seio tomaria forma de homem, fosse perfeita e
adornada de todas suas riquezas .Deveria ter todos os dons e graças possíveis
com tal plenitude, que nenhum lhe fosse incompleto ou defeituoso.
Sendo isto racional e conveniente à grandeza do Onipotente, assim Ele o
realizou com Maria santíssima, melhor do que Assuero com a graciosa Ester (Est
2,9), quando quis elevá-la ao trono de sua grandeza.
Preparou o Altíssimo nossa Rainha Maria com favores, privilégios e dons jamais
imaginados pelas criaturas. Quando Ela surgiu à vista dos cortezãos deste
grande Rei imortal dos séculos (Tim 1,17), todos louvaram o poder divino que,
ao escolher uma mulher para Mãe, pôde e soube torná-la digna de o receber por
Filho.
VISÃO
E GRAÇAS DO SÉTIMO DIA
72.
Chegou o sétimo dia próximo a este mistério e, à mesma hora que nos anteriores,
a divina Senhora foi chamada e elevada espiritualmente, com certa diferença dos
dias precedentes. Neste, foi levada corporalmente pelos santos anjos ao céu
empíreo, ficando um deles em seu lugar, representando-a com corpo aparente.
Chegada ao supremo céu, viu a divindade com visão abstrativa como nos outros
dias, mas sempre com nova e mais intensa luz e mistérios mais profundos, que
aquela Vontade sabe e pode esconder ou revelar.
Ouviu uma voz que saía do trono real dizendo: Vem, esposa e pomba escolhida,
nossa graciosa e amada, que achaste graça a nossos olhos, eleita entre
milhares, vem para novamente seres recebida por nossa única Esposa. Para isto,
queremos te conferir o ornato e formosura dignos de nossos desejos.
ATITUDE
E HUMILDADE DA VIRGEM
73.
A estas palavras, a humilíssima entre os humildes abateu-se e aniquilou-se na
presença do Altíssimo, além de quanto possa compreender a humana capacidade.
Toda entregue ao divino beneplácito, com aprazível retraimento,
respondeu: Aqui está, Senhor, o pó e vil vermezinho, vossa pobre escrava, para
que nela se cumpra vosso maior agrado. Servi-vos do humilde instrumento de
vosso querer, governai-o com vossa destra.
Mandou o Altíssimo aos serafins, mais excelentes em dignidade e próximos ao
trono, que assistissem aquela Mulher. Acompanhados por outros, colocaram-se em
forma visível ao pé do trono onde se encontrava Maria santíssima, mais
inflamada no divino amor que todos eles.
SENTIMENTOS
DOS ANJOS
74.
Era espetáculo de nova admiração e júbilo para todos os espíritos angélicos ver
naquele lugar, jamais pisado por outros pés, uma humilde donzela, consagrada
sua Rainha, mais próxima a Deus que todas as demais criaturas. Viam no céu, tão
apreciada e considerada, aquela mulher (Prov 31,10) que o mundo desprezava por
desconhecê-la. Viam o penhor e princípio da elevação da natureza humana acima
dos coros celestiais, e já estabelecida entre eles.
Oh! que santa e doce inveja poderia causar esta peregrina maravilha aos antigos
cortezãos da celeste Jerusalém! Que conceitos formariam para louvar seu Autor!
Que afetos de humildade repetiriam sujeitando seus elevados entendimentos à
vontade e ordenação divina! Reconheceriam ser justo e santo que Ele elevasse os
humildes e favorecesse a humana humildade, dando-lhe preferência à angélica.
MARIA
RECEBE A GRAÇA NO MAIS ALTO GRAU
75.
Estando os moradores do céu nesta digna admiração, a santíssima Trindade (nosso
modo de entender) conferia consigo mesma quão agradável era a seus olhos a
princesa Maria. Correspondera perfeita e inteiramente aos benefícios e dons que
lhe foram confiados. Mediante eles havia conquistado a glória que adequadamente
fazia reverter na do Senhor, e não tinha falta, defeito ou impedimento para
receber a dignidade de Mãe do Verbo, para a qual fora destinada.
Determinaram as três divinas Pessoas acrescentar-lhe ainda o supremo grau de
graça e amizade com Deus, grau que nenhuma outra criatura tivera nem teria
jamais. Naquele momento conferiram-lhe mais graça do que possuíam todas as
demais criaturas reunidas. Vendo realizada a suprema santidade, que para Maria
ideara e concebera sua mente divina, grande foi por Ela seu agrado e
complacência.
A
MANIFESTAÇÃO VISÍVEL DA SANTIDADE DE MARIA
76.
Correspondente a esta santidade, e em testemunho da benevolência com que o
Senhor lhe comunicava novas influências de sua divina natureza, mandou que
Maria fosse visivelmente ornada de veste e jóias misteriosas, significando os
dons interiores, graças e privilégios que lhe outorgava como Rainha e Esposa.
Não obstante este ornato e desposório lhe terem sido concedidos outras vezes
(1), como quando foi apresentada no templo, nesta ocasião foram acompanhados de
novas excelências e admiração, porque constituíam a preparação próxima para o
milagre da Encarnação.
A
TÚNICA, SÍMBOLO DE SUA PUREZA E GRAÇA
77.
Por ordem divina, os serafins vestiram Maria santíssima com ampla túnica,
símbolo de sua pureza e graça. Era de tão singular alvura e refulgente beleza,
que se um só de seus raios luminosos brilhasse no mundo, daria maior claridade
que todas as estrelas juntas, mesmo que estas fossem outros tantos sóis.
Comparada com a sua, a luz que conhecemos pareceria obscuridade. Enquanto era
assim vestida pelos Serafins, recebeu do Altíssimo profunda inteligência que
aquela graça lhe ocasionava a obrigação de corresponder a Deus com a
fidelidade, o amor, e o excelente e o elevado modo de praticar tudo quanto
compreendia.
Somente não lhe era revelada a intenção do Senhor tomar carne em seu seio
virginal. Tudo o mais nossa grande Senhora compreendia e por tudo se humilhava
com indizível prudência, pedindo o auxílio divino para corresponder a tais
benefícios e favores.
O
CINCO, SÍMBOLO DO TEMOR DE DEUS
78.
Colocaram-lhe os serafins sobre a veste um cinto, símbolo do santo temor que
lhe era infundido. Riquíssimo, feito de pedras diversas, extremamente
refulgentes que muito o embelezavam. Ao mesmo tempo, foi a divina Princesa
iluminada pela fonte de luz, em cuja presença se encontrava, para altamente
entender as razões pelas quais Deus deve ser temido por toda criatura.
Com este dom do temor do Senhor, ficou convenientemente cingida e preparada,
como era necessário a uma pura criatura, que tão familiarmente trataria e
conversaria com o Criador, sendo verdadeira Mãe sua.
OS
CABELOS, O DIADEMA E AS SANDÁLIAS
79.
Em seguida, conheceu que a ornavam com formosos e longos cabelos, mais
brilhantes que o ouro refulgente, presos por rico diadema. Por este ornato, lhe
era concedido que todos seus pensamentos, durante toda a vida, fossem elevados
e divinos, inflamados em sublime caridade significada pelo ouro. Ao mesmo
tempo, foram-lhe infundidos novos hábitos de sabedoria e ciência claríssima,
para que estes cabelos ficassem graciosamente reunidos e presos por inexplicável participação na ciência e sabedoria do mesmo Deus.
Deram-lhe por sandálias a graça de que todos seus passos e movimentos fossem
formosíssimos (Cant 7), dirigidos sempre para os mais altos e santos fins da
glória do Altíssimo. Prenderam-lhe este calçado, com especial graça de
solicitude e diligência no agir para com Deus e com o próximo. Assim sucedeu
quando, apressadamente (Lc 1,39), foi visitar Santa Isabel e São João. Deste
modo, os passos desta filha do Príncipe (Cant 7,1) tomaram-se formosíssimos.
PULSEIRAS,
ANÉIS E COLAR
80.
Adornaram-na com pulseiras, infundindo-lhe nova magnanimidade para grandes
obras, pela participação do atributo da magnificência. Assim, sempre aplicava
suas mãos (Prov 31,19) em coisas árduas. Embelezaram-lhe os dedos com anéis,
novos dons do Espírito Santo, para que nas pequenas ações, em coisas de menor
importância, agisse de modo superior, com intenções e circunstâncias que as
tomavam todas admiráveis e grandiosas.
Acrescentaram-lhe um colar de inestimáveis e brilhantes pedras preciosas. Dele
pendia um conjunto de três pedras mais excelentes, as virtudes da fé, esperança
e caridade, correspondentes às três divinas Pessoas. Por este ornato,
renovaram-lhe os hábitos destas nobilíssimas virtudes, conforme deveria
exercita-las nos mistérios da Encarnação e Redenção.
AS
ARRECADAS
81.
Colocaram-lhe nas orelhas arrecadas de ouro (Cant 1, 10), salpicadas de prata,
preparando seus ouvidos para a embaixada que em breve receberia do santo
arcanjo Gabriel. Foi-lhe dada especial ciência, para ouvir com atenção e
responder discretamente com argumentos prudentíssimos e agradáveis à divina
vontade. Do metal sonoro e puro da prata de sua candura, ressoaria aos ouvidos
do Senhor, e ficariam gravadas em seu peito divino, aquelas esperadas e santas
palavras: "Fiat mihi secundum verbum tuum" (Lc1,38).
O
ORNATO DE SUA TÚNICA
82.
Semearam sua veste de cifras em relevo, semelhantes a bordados de finíssimos
matizes e ouro. Algumas diziam:Maria, Mãe de Deus; outras: Maria, Virgem e Mãe.
Por então, não lhe foram revelados estes misteriosos dísticos, mas somente aos
santos Anjos. Os matizes eram os excelentes hábitos de todas as iminentes
virtudes e de seus atos correspondentes, ultrapassando tudo quanto têm
praticado as criaturas inteligentes.
Para complemento de toda esta beleza deram-lhe, qual água perfumada para banhar
o rosto, muitas iluminações e resplendores, que a proximidade e participação do
infinito ser e perfeições de Deus refletiam nesta divina Senhora. Convinha que,
para recebê-lo real e verdadeiramente em seu ventre virginal, o houvesse
recebido por graça, no sumo grau possível a pura criatura.
IMPOSSÍVEL
EXPLICAR A SANTIDADE DA VIRGEM
83.
Com este adorno e beleza, ficou nossa princesa Maria tão encantadora e
cativante que o supremo Rei pôde cobiçá-la (SI 44, 12). Pelo que em outros
lugares tenho dito de suas virtudes (2) e pelo que será forçoso repetir nesta
História, não me detenho mais em explicar este adorno, que foi superior pelas
suas circunstâncias e efeitos mais divinos. Tudo cabe no poder infinito e no
imenso campo da perfeição e santidade, onde sempre fica muito que acrescentar e
entender. Aproximando-nos deste mar de Maria puríssima, ficamos sempre muito à
margem de sua grandeza, e meu entendimento sempre permanece repleto de
conceitos que não consigo traduzir.
DOUTRINA
QUE ME DEU MARIA, A RAINHA SANTÍSSIMA
DEUS
DESEJA AGRACIAR AS ALMAS
84.
Minha filha, as ocultas oficinas e recâmaras do Altíssimo são de Rei divino e
Senhor onipotente. Sem medida e sem número são as ricas jóias que nelas guarda,
para compor o adorno de suas esposas escolhidas. Assim como enriqueceu minha
alma, poderia fazer com outras inumeráveis, e sempre lhe sobraria
infinitamente. Ainda que a nenhuma criatura dará tanto como a mim, não será por
não poder ou não querer, mas sim porque nenhuma se disporá para a graça como
eu. Apesar disso, com muitas o Todo-poderoso é liberalíssimo e as enriquece
grandemente, por terem menos impedimento e mais disposição que outras.
DISPOSIÇÕES
PARA ELEVAR-SE NA GRAÇA
85.
Desejo, caríssima, que não oponhas obstáculos ao amor do Senhor por ti. Quero
que te disponhas a receber os dons e jóias com que te quer preparar e te fazer
digna de seu tálamo de esposo. Saiba que todas as almas recebem dele este
ornato de sua amizade e graça, mas cada qual no grau de que é capaz. Se desejas
chegar aos mais elevados graus desta perfeição e ser digna da presença de teu
Senhor e Esposo, procura crescer e ser forte no amor, que aumenta na medida da
renúncia e mortificação. Esquece e deixa todas as coisas terrenas; extingue a
inclinação por ti mesma e pelas coisas visíveis. Lava-te freqüentemente no
Sangue de Cristo, teu Redentor, renovando a amorosa dor da contrição de tuas
culpas. Deste modo encontrarás graça a seus olhos, Ele cobiçará tua beleza (SI
44,12) e teu adorno será cheio de perfeição e pureza.
GRATIDÃO
E HUMILDADE
86. Como foste pelo Senhor tão
distinguida nestes favores, é razão que sejas mais agradecida que muitas
gerações, louvando-o e engrandecendo-o incessantemente pelo que contigo se
dignou realizar. Se o vício da ingratidão é tão repreensível nas criaturas que
devem menos e que, terrenas e grosseiras, desprezam e esquecem os benefícios do
Senhor, maior será esta vilania em ti.
Não te enganes com pretexto de
humildade, porque há muita diferença entre humildade agradecida e ingratidão
erradamente humilhada. Deves lembrar que muitas vezes o Senhor fez grandes
favores a indignos, para manifestar sua bondade e grandeza, e para que ninguém
se exalte por causa deles.
O conhecimento da própria
indignidade serve de contrapeso e antídoto contra o veneno da presunção. Isto
não deve impedir a gratidão e o reconhecimento que todo dom perfeito (Tgo 1,17)
pertence e desce do Pai das luzes, e por si mesma a criatura nunca os pode
merecer. Se tudo lhe é dado unicamente pela bondade divina, deve penetrar-se
toda de gratidão.
ACESSE
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