Rainha e Mensageira da Paz

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

 06 de Agosto
Transfiguração do Senhor


A festa da Transfiguração do Senhor, celebrada no Oriente desde o século V, e no Ocidente a partir de 1457, faz-nos reviver um acontecimento importante na vida de Jesus, com reflexos para a nossa vida. Acontecida antes do anúncio da Paixão e da Morte, torna manifesta a vida divina que estava em Jesus, luz do mundo, esplendor divino que encherá toda a noite da Páscoa.

Os Apóstolos, contemplando tamanha glória em Jesus, fincaram forças para compreender e enfrentar os dolorosos acontecimentos, que iriam pôr à prova a sua fé. Ao contemplar Jesus na sua condição de servo, despojado de tudo, já não poderiam mais esquecer a sua condição divina.

A Páscoa de Jesus, antecipada no Mistério da Transfiguração consolida a realização de uma promessa - a nossa transfiguração. Ele faz transparecer na Sua Humanidade a glória de que resplandecerá o Seu Corpo Místico, a Igreja, em sua Vinda definitiva.

Nossa vida cristã é um processo de transformação em Cristo. Banhados em Cristo, pelo Batismo, somos novas criaturas. Em seu mistério Eucarístico, «penhor da futura glória», Ele vai operando a nossa transformação, nossa transfiguração, até atingirmos a imagem do Cristo glorioso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário