Rainha e Mensageira da Paz

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Monte Carmelo marca a história de Aparecida (SP) - Frei Joaquim do Monte Carmelo - Construtor da Basílica Velha


Em janeiro de 1878, Monte Carmelo fez o projeto da construção das três naves, a central e as duas laterais, permanecendo o presbitério da primitiva igreja, que foi construído de tijolos e, naturalmente, a fachada que já estava acabada desde 1864.

No interior do templo, o altar esculpido na Itália e o nicho dedicado a Imagem foram todos montados pelas mãos de Monte Carmelo. Encomendou dois púlpitos talhados em cedro e seis imagens que seriam confeccionadas por um artesão na Bahia.

Anos antes da inauguração, em meados de 1886, Monte Carmelo iniciou a demolição do que sobrara da antiga nave. Com isso, a imagem de Nossa Senhora e o antigo cofre foram transferidos para a capela do Santíssimo, a direita do altar-mor, onde ficaram até as vésperas da inauguração.

Depois de quase 40 anos, Monte Carmelo pôde ver o resultado de sua dedicação. O grande dia da inauguração havia chegado. Era 24 de julho de 1888, um domingo. O frei que não celebrava missa há algum tempo, no entanto, teve a permissão para realizá-la. Os registros mostram que ele pregou um belo sermão, intitulado A Igreja perante a Arte e a Arte perante a Igreja. No término da celebração, ele foi abraçado por quase todos que o assistiam. Ao fim, as lágrimas dos abraçadores se confundiam com a dos abraçados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário