Rainha e Mensageira da Paz

quinta-feira, 25 de agosto de 2011


25 de Agosto
São José Calasanz 

José de Calasanz (Peralta de la SalHuesca1557 — Roma25 de agosto de 1648) foi um religioso canonizado pela Igreja Católica e fundador da primeira escola pública cristã e dos Padres Escolápios. Estudou nas universídades de LéridaValência e Alcalá de Henares, onde se doutorou.
São José Calasanz nasceu no ano de 1557, em Peralta de la Sal, diocese de Urgel, em Aragão, Espanha. Ordenou-se sacerdote em 1583, e depois de ordenado trabalhou por algum tempo na diocése de Lérida e de La Seu d'Urgell; em 1592 foi para Roma onde abriu as primeiras escolas de crianças pobres e abandonadas. Logo outro sacerdotes se lhe juntaram e assim nasceu a Ordem dos Clérigos Regulares Pobresdas Escolas Pías, que se estenderam rapidamente pela ItáliaEspanha e Alemanha. A estes sacerdotes se lhes deu o nome de Padres Escolápios.
Por toda a vida dedicou-se à educação da juventude. São José de Calasanz é considerado um dos precursores da pedagogia moderna.
Anos depois de sua morte foi aberto o processo de beatificação e posteriormente subiu aos altares como São José de Calasanz. Sua festa é celebrada em 25 de agosto e seu patrocínio sobre a educação católica em 27 de novembro.
Várias ordens religiosas seguem o seu carisma e espiritualidade, entre elas as escolápias e a calasancias.


Oração
Dai-nos, Senhor, a firmeza da fé e na alegria ou na adversidade, e pela
intercessão se São José Calasanz, concedei-nos a graça que vos pedimos.
Por Jesus, Nosso Senhor e Deus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário