Rainha e Mensageira da Paz

sábado, 27 de agosto de 2011

28 de Agosto


Santo Agostinho : filósofo, bispo e teólogo cristão

Santo Agostinho ensinou retórica nas cidades italianas de Roma e Milão.
Nesta última cidade teve contato com o neoplatonismo cristão.
Viveu num monastério por um tempo. Em 395, passou a ser bispo, atuando em Hipona (cidade do norte do continente africano). Escreveu diversos sermões importantes. Em "A Cidade de Deus",Santo Agostinho combate às heresias e a paganísmo. Na obra "Confissões" fez uma descrição de sua vida antes da conversão ao cristianismo.

Santo Agostinho analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza. Porém , o conhecimento e as idéias eram de origem divina. Para o bispo , nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus. A Bíblia, por exemplo, deveria ser analisada, levando-se em conta os conhecimentos naturais de cada época. Defendia também a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas é traçada anteriormente por Deus.

As obras de Santo Agostinho influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média.

Morreu em 28 de agosto (dia suposto) de 420, durante um ataque dos vândalos (povo bárbaro germânico) ao norte da África.

Santo Agostinho é considerado o santo protetor dos teólogos, impressores e cervejeiros.Seu dia é 28 de agosto, dia de sua suposta morte.

Oração
 Onipotente e Misericordioso Deus, que deste a Agostinho a graça da santidade e o Dom da inteligência a serviço do Evangelho, fazei com que eu também saiba converter todos os meus dias e hora em ocasiões para servir e amar, dando testemunho da Vossa Verdade.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, amém.
Santo Agostinho, rogai por nós.





Nenhum comentário:

Postar um comentário